WhatsApp GB: Veja riscos de usar versão pirata e como voltar à conta oficial do app de mensagens
Aplicativo do grupo Meta vem banindo perfis que utilizam ‘clone’ da ferramenta por insegurança de dados
O WhatsApp está banindo contas de usuários que usam versão pirata do aplicativo oficial.
Conhecido como WhatsApp GB, se conecta a uma conta oficial e oferece algumas funções extras, como: agendamento de mensagens, possibilidade de esconder o status online e conexão de mais de um número de telefone ao mesmo perfil.
Inconformada com a medida, muita gente usou o Twitter para reclamar e fez do tema um dos assuntos mais comentados da rede social.
O que fazer se sua conta foi banida?
Segundo o WhatsApp informou, se você recebeu o aviso “Temporariamente banido” no WhatsApp, é provável que você esteja usando uma versão não compatível do app, em vez da versão oficial, ou que exista uma suspeita de que você está coletando dados de usuários de maneira não permitida (extração).
“Caso você não mude para a versão oficial do app após ser temporariamente banido, sua conta pode ser banida permanentemente do WhatsApp”, alerta a empresa.
A extração é a prática de coletar dados, em pequena ou grande escala, usando uma ferramenta manual ou automatizada, para qualquer fim proibido.
“Essas práticas de coleta de dados de usuários, incluindo número de telefone, foto do perfil e recado do WhatsApp, configuram uma violação dos termos do WhatsApp”, disse a empresa.
Como voltar à conta oficial?
Segundo a empresa, pode ser necessário fazer backup do histórico de conversas antes de mudar para o app oficial do WhatsApp e, dependendo do aplicativo não oficial utilizado, pode ser necessário transferir o histórico manualmente.
Para encontrar o nome do app, toque em Mais opções > Configurações > Ajuda > Dados do aplicativo. Siga os passos correspondentes ao nome do app (WhatsApp Plus ou GB WhatsApp).
No Android, se você usa um app como o WhatsApp Plus ou GB WhatsApp, é recomendado salvar o histórico de conversas antes de baixar o app oficial do WhatsApp.
Caso o histórico de conversas tenha sido salvo anteriormente, ele será transferido automaticamente para o app oficial do WhatsApp
Fonte: Infomoney